> mas os dois sao bons....tem muita diferenca nao...

A distribuição Suse usava por padrão na versão 10.0 e 10.1 o sistema de
arquivos Reiserfs, porem devido a problemas (falta de continuidade na
manutenção desse sitema de arquivos) passou a adotar como padrão na versão
OpenSuse 10.2 ( a mais recente estável) o sitema ext3 devido a sua
confiabilidade.
Quando eu usava o reiserfs no Suse ele demorava mais a iniciar o sistema
(descobri depois que ele é mais lento para montar partições NTFS, embora ele
seja mais rápido para outras tarefas).
O problema do Reiserfs é quanto a confiabilidade na recuperação do sitema
quando há queda de energia ou algum crash.
A Novell ( que atualmente gerencia o Suse) deve ter tido boas razões para
retornar ao ext3.
Eu instalei o Feisty Fawn usando o sistema de arquivos ext3.