Opa, eu costumo fazer isso direto. O processo geralmente é conhecido
como "autoria de DVD", procure no Google para ter uma idéia.

Bom, vou tentar resumir aqui o processo q eu uso para fundir a legenda e
gerar o DVD. Não é tão complicado assim e dificilmente dah algum
problema.

Vc vai precisar de:
mplayer
mencoder
transcode
avidemux
DeVeDe

Procure por esses programas no Synaptic e os instale. Estão todos lá.

Bom, a partir daqui, vou supor q vc jah tenha o filme e sua legenda
salvos em um mesmo diretório. A primeira coisa q vamos fazer é analisar
o arquivo de video. Pelo nautilus, clique com o botão direito no
arquivo, á em propriedades e depois na aba Audio/Video. Veja a sessão
Audio. Em suma, o que nos interessa é: qual o codec de áudio. Se for
MPEG Layer 2/3, então precisaremos convertê-lo manualmente (anote o
bitrate informado, pois precisaremos dele), se for A/52 ou outro, então
podemos passar direto para o passo de fundir a legenda.

Convertendo o áudio para AC3:
Abra o avidemux (Em Arquivo -> Som e Video -> Avidemux). Clique em Abrir
e selecione o seu arquivo de Video. Se aparecer alguma mensagem pedindo
para importar alguma coisa ou descompactar algo em relação ao áudio para
poder abrir o vídeo, clique em Sim. Do lado esquerdo da janela do
programa, mantenha a opção Video em copy, e em Audio, selecione FFm AC3
e clique em configure e escolha o mesmo bitrate do seu arquivo (aquele
que vc anotou no passo anterior). Agora clique em Salvar e escolha um
nome para o novo arquivo a ser gerado, com a mesma extensão do original.
Por exemplo, se vc estiver convertendo o TMNT.avi, escolha TMNT-ac3.avi.
ATENÇÃO: Nunca peça para sobrescrever o arquivo original!!!

Fundindo a legenda:
Caso vc tenha passado pelo processo de converter o áudio, lembre-se q
agora iremos trabalhar com o arquivo q vc gerou, não o original.
Para fundir a legenda, utilizaremos o terminal. Abra o terminal e vá
para o diretório aonde está o video e sua legenda. Por exemplo:

cd Videos/TMNT/

Utilizaremos o mencoder para gerar um novo video com a legenda fundida.
O comando é:

mencoder TMNT.avi -oac lavc -ovc lavc -sub TMNT.srt
acodec=ac3:abitrate=384 -subfont-text-scale 3 -subpos 95 -o TMNT-leg.avi

Parece complicado mas não é. O q estou fazendo é gerando o arquivo
TMNT-leg.avi, q eh o arquivo TMNT.avi com a legenda TMNT.srt. Detalhe
para a opção abitrate, aonde vc deve colocar o valor q vc anotou no
primeiro passo. Esses são os únicos valores q vc precisará alterar

Gerando o DVD:
Agora abra o DeVeDe (Aplicações->Som e Vídeo->DeVeDe). Selecione Video
DVD. Em Files, clique em Adicionar para adicionar um arquivo de video
(por exemplo: TMNT-leg.avi). Na janela q irá aparecer, precisaremos
mudar algumas opções, e a primeira delas eh o audio rate. Em Advanced
Options, desmarque a opção "Use 16:9 aspect ratio for output", a não ser
que vc tenha uma tv de plasma ou lcd. Em Misc, vc pode desmarcar a opção
de dividir o arquivo em capítulos, o q pra mim é inútil, além de
aumentar o tempo de conversão. Repare q vc poderia ter usado o DeVeDe
pra fundir a legenda tbm, mas não me pergunte o pq, sempre q eu uso o
DeVeDe pra isso, a fonte da legenda fica toda cerrilhada e feia. Agora
clique em preview pra ver se não tem nada errado. Se estiver tudo ok,
clique em ok. Agora em Action, selecione a opção "Create a ISO or
BIN/CUE File". Clique em Frente, e espere (na minha máquina, o processo
demora cerca de uma hora e meia a duas horas).

Gravando a ISO em DVD:
Abra o nautilus e vá para o diretório aonde vc pediu para o DeVeDe
salvar o .iso (o default é o seu home). Clique com o botão direito no
arquivo .iso e selecione "Gravar em CD/DVD". Na janela q irá aparecer,
mude a velocidade para 4.1X e mande gravar.

Agora é só botar no aparelho de DVD e assistir =]