Oi Ricardo dê uma olhada no link abaixo, tem uma documentação muito boa.
Com ele você poderá tirar muitas dúvidas comuns a usuários que estão
chegando agora no Ubuntu, nele tem uma seção que explica como você
instalar os codecs de multimedia que você precisa. Então você pode
escutar seu mp3 sem problemas.

http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao

Geilson