Ando pensando em fazer uma formatação geral e instalar meu sistema a
partir do zero, mesmo, inclusive trocando o HD principal.

Fazer isso vai significar:

* Comprar um HD novo, de tamanho, marca e idade diferente.
* Particioná-lo de forma totalmente diferente da atual
* Formatar todas as partições como ext3 --- e não metade Reiser e metade
ext3, como hoje.
* Restaurar o conteúdo do backup para as partições e reiniciar o sistema
usando o mesmo Linux de antes, sem ter que reinstalar.

Pergunto: isso é possível?

As partições menores( /dev/hda1=/ e /dev/hda2=/home) têm menos de 4.3 GB
de dados, o que significa que cabem num DVD. As outras partições têm
muitos dados. /dev/hdb1 tem 15 GB e /dev/hdb2 tem 28GB. Essas eu não
estou pensando em fazer backup total pois não vou mexer nesse HD.

Qual a melhor solução para mim?

José Geraldo