Eu já tive um problema parecido em outra distribuição, mas se aplica o
mesmo ao ubuntu, é um chute mas causa exatamente o que esta acontecendo
contigo, então desculpa se não tem nada a ver, mas dá uma olhada se você
tem espaço livre na particão / e no /home(se forem partições diferentes).

Fernando Correa da Conceição

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/