Bom, não sei se tem como alterar as regras de uma pasta específica, mas
vc pode alterar as regras de uma partição editando o fstab, usando o
atributo umask. Por exemplo, seja a partição:

# /dev/sda3
UUID=d21c62d7-0682-4200-9011-27c0cee2abae /home           ext3
defaults        0       2

se eu setar o umask da seguinte forma:

# /dev/sda3
UUID=d21c62d7-0682-4200-9011-27c0cee2abae /home           ext3
defaults,umask=0007        0       2

Todos os arquivos poderão ser lidos e escritos pelos seus respectivos
donos e usuários pertencentes a seu grupo. umask=0000 significa q todos
os usuários terã acesso total aos arquivos.
Meus conhecimentos sobreo o umask param por aí, mas vc pode encontrar