Caro Othon, o que me parece é que as variáveis que são responsável
pela configuração do proxy não estão corretas, se a sua rede não exige
proxy, então a minha dica é remover essas variáveis, e isso pode ser
feito da seguinte maneira:

$ unset http_proxy
$ unset ftp_proxy

agora se você necessita realmente configurar o endereço do proxy para
fazer a conexão, então aqui vai mais uma outra dica:

$ export http_proxy=http://endereco.proxy.com.br:porta/
$ export ftp_proxy=http://endereco.proxy.com.br:porta/

espero que isso lhe ajude em alguma coisa.

boa sorte.

Mhayk Whandson
Linux User #413723
E-mail: [EMAIL PROTECTED]