Passei o fim de semana utilizando o notebook exclusivamente pela rede sem
fio. Realmente o desempenho parece o mesmo. Pelo menos a "olho nu" parece,
já que não fiz testes de verdade, apenas utilizei normalmente o computador e
a experiência foi sem problemas. Foi alguma má impressão inicial que tive.
Felizmente a conexão sem fio também se mostrou estável e não ficou caindo.

Quanto ao WEP vs WPA. Antes eu não conseguia por o WPA para funcionar no
Ubuntu. Aproveitando o Feisty, eu quis ver se agora seria uma tarefa fácil.
Só que eu havia esquecido do meu Nintendo DS, que não suporta WPA. Então,
vou continuar com WEP mesmo.

A conclusão é que não vi motivos para mexer na configuração da rede sem fio
e mudar do driver nativo, que está funcionando, para o ndiswrapper.

Obrigado a todos pela ajuda,

Frederico G. Pestana