O meu modem é um DSL-210, da D-Link, que usa o chipset Conexant
AccessRunner.

O tutorial:
http://daquidafronteira.blogspot.com/2007/03/modem-adsl-usb-chipset-conexant.html

Agora, sinceramente, não compre modem USB .... compre um ethernet, router, e
tu serás muito mais feliz.

No mais, se eu puder ajudar, estou aqui (embora saiba pouco de linux)