Matheus,

Há um certo tempo que estou nesta lista, mas sempre quietinho, vendo o que o
pessoal fala e tentando me inteirar um pouco mais no mundo Linux – no qual,
já aviso, sou totalmente leigo.

Estou querendo instalar o Ubuntu em meu sistema, mas há um problema que não
consigo resolver de maneira alguma: o mouse não aparece. Vejam que o mouse
está lá, eu mexo no mouse e vejo que os botões são destacados, eu clico e os
menus abrem, tudo funciona sem problemas... Mas não há cursor do mouse na
tela. Já testei minhas máquinas com Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu das versões
6.06 à 7.04, e até agora nada funciona (imaginem o quanto já não queimei de
CDs por aqui...). Sendo assim, só me resta pedir à lista uma ajuda neste
sentido. Alguém tem alguma idéia?

Tente colocar a seguinte opção na seção device de seu xorg.conf:

Option      "HWCursor" "off"

Salve e restarte seu servidor X.

Outra coisa: alguém aí sabe de algum livro sobre Linux/Ubuntu que eu possa
comprar e utilizar para aprender sobre o sistema?

De uma procurada pelo Livro Ubuntu - Guia Prático para Iniciantes.