hm, finalmente um howto para usar o beryl nessa placa que ensina como fazer
usando o driver proprietário. Todos os outros ensinam a remover o driver
proprietário e usar o livre, eu até pensava não ser possível usar o driver
proprietário. Vou testar isso outra hora.

Bom, ao contrário do que eu pensava, o driver livre da radeon tem sim
aceleração 3D, mas não sei se compara-se em performance com o drive
proprietário (fglrx). Por outro lado, para usar o Beryl é mais simples com o
driver livre e este funciona com o aiglx ao invés do xgl. Só testando pra
ter certeza do que é mais eficiente.

O que eu não gostei neste howto é que ele manda desativar o repositório
universe, o que eu achei um absurdo, e eu realmente não vou fazer isto, vivo
explorando os programas que estão disponíveis nos repositórios do ubuntu,
mas deve haver algum jeito de contornar isso.
Outra hora tento seguir o howto, tentando dar um jeitinho para não
desabilitar esse repertório, aí digo a vocês como ficou ^^.  Mas valeu pela
dica do howto!!!