Se vc configurou a conexão pelo pppoeconf, use o comando 'sudo pon
dsl-provider' para conectar, ao invés de chamar o pppd diretamente, pois
a senha já fica armazenada em um arquivo de configuração.
Quanto ao delay, eu tbm uso adsl e aqui pedindo para o pppoeconf
inicializar a conexão no boot, eu não preciso me preocupar em esperar o
modem sincronizar. Quando eu faço o login jah estou acessando a
internet.
Em todo caso, vc pode criar um arquivo com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
sleep 20
pon dsl-provider

colocar permissão de execução para ele e em Sistema -> Preferências ->
Sessões, colocá-lo na lista de programas iniciais.