Apenas para retornar para a lista como resolver...

Meu ~/.fonts.conf era assim:

<?xml version="1.0" ?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<fontconfig>
<match name="autohint" mode="assign">
<bool>true</bool>
</edit>
</match>
</fontconfig>

Para resolver precisamos apenas mudar as aspas da primeira linha para plics,
ficando da seguinte forma:

[...]

Segue a thread que achei com a solução:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=4456&page=14
Reply do mohrt.