Se fosse windows eu diria que é vírus, mas como não é o caso, eu
acredito mais que seja algum programa rodando em background, talvez até
um programa p2p fazendo download. ou sei lá.
Se você tem o freenet (programa p2p que encripta os dados para não haver
censura), enquanto ele estiver rodando vai ficar baixando coisas mesmo
(até ter um limite configurado pela interface web), para fazer upload
para outros usuários, mesmo que vc não tenha baixado nada, e não tenha
aberto nenhuma janela de um software relacionado ao freenet ou esteja
visitando um freesite. É possível que outros clientes p2p tb se
comportem dessa maneira, ou seja, fiquem baixando coisas em background.
Pode ser outras coisas também. aquele programa de pesquisa do estilo msn
search/google desktop, que fica indexando arquivos... Verifique os
limites de cache do navegador também para ver se você não deixou muito
alto (aí vai salvando tudo que tu viu na internet...)

tente monitorar a rede, sem nenhum programa aberto relacionado a
internet e ver se está transmitindo dados.

mais uma dica... Uma idéia, se nãda funcionar... dê o comando:
sudo du -hs /* > tamanhodaspastas
(obs: não tenho certeza, mas acho que esse arquivo tamanhodaspastas vai
ficar com o root como dono e vai precisar de sudo para ler ele tb. outra
nota, esse arquivo vai ser salvo na pasta que você executou o comando)
Deixe o computador ligado sem fazer muita coisa até o tamanho
aumentar... Daí de novamente
sudo du -hs /*
e compare com o tamanho das pastas que está no arquivo tamanhodaspastas
(sudo more tamanhodaspastas). Aí você vai poder notar qual pasta
aumentou de tamanho.  aí vc vai repetindo o procedimento para as
supbastas, até chegar no arquivo que está aumentando de tamanho =)

Aliás, na verdade até acho que existe um jeito mais fácil de fazer isso,
com o comando find procurando arquivos novos ou modificados
recentemente, só que teria que dar uma lida no help :P