Eu não sei se ajuda, mas hoje dando uma olhada no Orkut eu acabei tropeçando
neste post:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=25547885&tid=2530058199193947910

Colo o texto abaixo, na esperança de que ajude, e porque talvez alguém aí
não esteja cadastrado no tal site. Aos demais, perdão pela extensão da
mensagem.

*modem motorola SM56 - howto*

Como fazer LinModem Motorola SM56 - device id 1057:3052

Testei no Feisty Fawn

instalar os pacotes de desenvolvimento

sudo aptitude update
sudo aptitude install build-essential sl-modem-daemon

baixar os seguintes arquivos:

wget -c
http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
wget -c
http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

descompactar os arquivos acima

entrar na pasta do primeiro arquivo e fazer
make
sudo make install

entrar na pasta do segundo como root

make
make install

iniciar o servico do sl-modem-daemon

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status

se disser que está "running" tudo blz

no gnome-ppp mandar detectar o modem
o device é /dev/ttySL0

testar a conexão!

ah, ele detecta o modem da motorola como slamr: probe 1057:3052 SL1900
card... um cara da lista falou que ele conecta a 33600... tem que testar pra
ver...

trocar o grupo do device /dev/ttySL0 para dialout

chgrp dialout /dev/ttySL0

chgrp dialout /dev/modem

só peço para que melhorem o meu tutorial, divulguem para quem tem essa
maledeta plaquinha e dêem créditos para o autor. E agradeçam ao pessoal que
participa do fórum de discussão da página http://linmodems.technion.ac.il

boa sorte para quem quiser navegar via linha discada com essa plaquinha!

Fábio Ranquetat
--
[<o>]   Dirceu Luís Follmann