Nick Carolino escreveu:
> Nao é sendo pessimista, mas de que adianta a Dell vender computadores com
> Linux instalado, por um preço mais acessivel, se o piao vai lá, compra e
> mete o Windows Piratex?
Você se equivocou um pouco.

No site da Dell norte-americana vc encontra ofertas com MS Windows até
mais baratas do q o do notebook com Ubuntu (e com configuração similar).
Vide em
http://www.dell.com/content/products/features.aspx/cto_inspn_1501?c=us&cs=19&l=en&s=dhs

.

O próprio modelo q está sendo vendido com Ubuntu (o Inspirion E1505N)
tem uma versão com Windows *levemente* mais cara, mas q vem com mais
memória (daí o grosso da diferença de preço).

São mercados diferentes. Aqui, no Brasil, um programa PC
Conectado/Computador para Todos/Sei-lá-qual-o-nome tem por objetivo
facilitar o acesso da população a um microcomputador. Nos EUA isso já
não é preciso faz tempo. É só ver as estatísticas de número de
computadores/população.

Aqui os micros vieram com GNU/Linux para abaixar o preço e por outras
razões vinculadas aos conceitos de inclusão digital.  Lá, nos EUA, a
Dell resolveu começar a vender micros diretamente com Ubuntu depois de
receber centenas de milhares de comunicações sugerindo isso (através do
programa Direct2Dell).

No Brasil, os computadores com GNU/Linux eram o equivalente digital do
antigo carro popular. Algo como um Uno Mille com subsídio maior.

Nos EUA, o notebook com Ubuntu da Dell tem uma configuração q pode ser
montada de forma a não deixar nada a dever a configurações robustas. E
não tem *nenhum* subsídio governamental por ser GNU/Linux.

Aqui, computador com GNU/Linux para inclusão digital da população
carente, lá, notebook com Ubuntu para atender a uma *demanda dos clientes*.

Assim, ao contrário do q dizem ter acontecido com o programa Computador
para Todos no Brasil, não há *nenhuma* razão para alguém nos EUA comprar
um notebook com Ubuntu e depois "meter o Windows Piratex", já q a mesma
oferta com Windows "legítimo" custa tanto quanto ou até mesmo menos,
conforme a configuração.

[ ]s,

olival.junior