Olá Felipe!

o que tu pode fazer para resolver esse probleminha é
tentar reconfigurar o teu X com o seguinte comando:

$sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Obs.: Se tu não sabe o que está sendo perguntando
apenas vá dando enter, para ficar a opção padrão.

e depois faça o seguinte para reinciar o gerenciador
de janelas:

$ sudo  ./etc/init.d/gdm restart
Obs.: Se não funcionar esse comando acima, tente fazer o mesmo funcionar sem
o "." (ponto)
Não tenho como testar agora, pois não estou em casa.

Obs.: esses comandos devem ser executados num terminal.
Para tu acessar o Terminal no Ubuntu vá em:
Aplicações > Acessórios > Terminal

o "$" significa que é para ser executado como usuário normal.
e quando existir comandos que comecem com "#" é para ser executado como
root.

Abraços