Acredito que seja IDE, mas não posso abrir para ver..

Mas acho que se fosse sata ele montaria como sda/sde.
E estava montando antes hda e agora hde.

Respondendo a mensagem do Flavio. Fiz upgrade do 6.10.

Minha curiosidade era saber porque mudou de hda para hde?

Ai vai minha fstab, depois que alterei para funcionar com o hde

#
proc            /proc                       proc    defaults
    0       0

# /dev/hde1  (partição ntfs do windows)
/dev/hde1 /media/windows                  ntfs
defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46     1       1

# /dev/hde2  (partição / do Ubuntu)
UUID=23e6f1d3-cf9c-45cb-8d89-6bb8d4aa80e9 /                ext3
defaults,errors=remount-ro         0       1

# /dev/hde3 (partição swap de 1GB)
/dev/hde3    none                        swap    sw
0       0

# /dev/hde5 (partição fat32 de dados)
/dev/hde5    /media/dados                vfat
defaults,utf8,umask=007,gid=46        1    1

# /dev/hde6 (partição swap de 2GB)
/dev/hde6    none                        swap    sw
0       0

# /dev/hde7  (partição / Linux-Teste)
/dev/hde7     /media/temp                        ext3
defaults,errors=remount-ro         1       1

# Partições automáticas
/dev/hda        /media/cdrom0               udf,iso9660 user,noauto
        0       0
/dev/           /media/floppy0              auto    rw,user,noauto
    0       0