Waldir Leôncio escreveu:
> Ahm, acho que esse texto não foi escrito para leigos.  Eu não entendi
> algumas coisas:
>
>    1. Que história é essa de que a "LG irá fazer pagamentos à MS
>    relacionados com suas patentes violadas pelo Linux"?  Fala-se de
>    coisas como o w32codecs?

Não sei. É possível.
>    2. O que significa "FUD"?

Fear, Uncertainty and Doubt = Medo, Incerteza e Dúvida.

É uma tática desleal de concorrência que consiste em espalhar boatos,
meias-verdades, verdades irrelevantes ou suspeitas em relação a
concorrência com o objetivo de enfraquecê-la. Funciona principalmente
contra os novos entrantes. A tática foi inventada pela IBM e, nessa
época, era expressa pela célebre frase: "Nenhum Sysadmin jamais perdeu o
emprego por comprar da IBM."

Qual a semelhança com o caso em questão? "O Linux, apesar de
supostamente livre, na verdade viola patentes reconhecidas de empresas
produtoras de software proprietário."
>    3. Quais são os impactos reais dessa decisão, na prática?

O concorrente da IBM contra quem a tática foi empregada (um ex-empregado
que fundou sua própria empresa de software e serviços) faliu. O objetivo
do FUD é fazer as pessoas terem medo de mudar. Ele também é empregado em
política. Exemplo de FUD recente na política brasileira: A campanha do
Serra tentando fazer a classe média ter medo do Lula.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr