Fernando Bunn escreveu:
> Olá a todos!
> Estou com um problema para compilar o seguinte programa
> http://www.gnomefiles.org/app.php/netspeed
> Segundo o readme do install, seria ir na pasta e rodar o ./configure,
Não. Não é assim. Antes de instalar qualquer pacote você precisa ter a
certeza de que possui instalados todos os programas dos quais ele
depende para funcionar e todas as bibliotecas contra as quais ele é
compilado.  Do mesmo modo que um binário, um pacote fonte também tem
dependências, que precisam ser satisfeitas. A diferença é que o pacote
binário depende de pacotes binários, enquanto o pacote fonte depende de
pacotes -dev.

>  mas
> depois de rodar o script aparece o seguinte:

Aparece uma mensagem te informando quais pacotes dev você precisa
instalar para poder compilar o fonte em questão.
> checking for NETSPEED... configure: error: Package requirements (
> libgnomeui-2.0 >= 2.8.0 libpanelapplet-2.0 libgtop-2.0 >= 2.10.0) were not
> met.

$ sudo apt-get install libgnomeui-dev libpanelapplet-dev libgtop-dev
> Não entendi direito, é pq aqueles pacotes estão faltando? Pq eu tentei
> baixar eles e qnd eu dou um apt-get, diz que já está instalado

Porque você tem instalados os binários. Para poder compilar um pacote
fonte você precisa dos pacotes -dev. Os pacotes dev contêm "headers",
macros, includes e vários tipos de interfaces que permitem que durante a
compilação um programa se "agarre" ao binário corretamente. Os pacotes
-dev não são instalados por padrão porque eles não são essenciais no
sistema: só são úteis qdo vc vai compilar um fonte.

Espero ter ajudado.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr