Stanley,

Embora tenhamos uma noção geral do que está acontecendo, tem exatamente
5.693 razões pra você ter esse tipo de problema :P Então faz assim:

- Localiza no /var/log/messages o momento do crash e subsequente
restart, e cola aqui pra gente.
- Uma outra coisa que as vezes pode ser problemática, é bootar o linux
logo depois de se ter usado o windows. Não me pergunte exatamente o
porquê, mas já vi maquinas que precisavam de cold boot pra funcionar
perfeitamente após uma sessão windows, tenho até mesmo um laptop assim.

Vamos ver se conseguimos te ajudar :)

--
Luiz Octavio de Almeida Soares - Administrador
Rede Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz/MS