O HowTo indicado funciona, porém é MUITO COMPLICADO! Existe uma maneira mais
simples:

Primeiro, baixe o source de um usplash-theme (Eu gosto do
usplash-theme-ubuntu pois a estrutura dele é mais simples do que o
kubuntu-artwork)

$ sudo apt-get source usplash-theme-ubuntu

Agora os pré-requisitos (Quem me lembre são só estes.. Se der algum erro me
avise)

$ sudo apt-get install  build-essential  libusplash0  libusplash-dev
libbogl-dev

Ele vai criar na pasta onde executou o comando um diretório chamado"
usplash-theme-ubuntu-0.14" Apague todos os demais arquivos que ele baixar.
Vc não vai precisar deles.

Acesse o diretório e verá todas as imagens do tema.

Altere como desejar (As imagens estão em cores indexadas. Se vc for no GIMP
conseguirá ver a palheta e alterar a imagem na boa. Caso queira criar uma
nova imagem, lembre-se de que ela deverá possuir no máximo 256 cores e ser
indexada. RGB NÃO DÁ! E use os mesmos nomes das imagens da pasta)

Altere/Crie os arquivos para todas as resoluções (usplash_1024_768.png,
usplash_800x600.png, etc) como desejar.

Uma vez prontas as imagens, execute o comando (como root).

# dpkg-buildpackage -d

Isto irá criar um arquivo .DEB no diretório anterior ao das imagens. Basta
remover o pacote antigo (apt-get remove usplash-theme-ubuntu) e instalar
este novo.

Simples, não é?? Se vc souber um pouco de programação em C poderá alterar o
arquivo do tema (e fazer o que quiser, como mudar o tamanho da barra,
mudá-la de lugar, etc...)

QQ problema que ocorrer me mande as mensagens de erro.

Se quiser ver um de nossos temas prontos me mande uma mensagem que
encaminharei para seu email.

Esta é uma contribuição da equipe OneOS para a comunidade Ubuntu.

Estaremos ajudando sempre que possível.

[]'s

Daniel Araujo
[EMAIL PROTECTED]