Bom Dia grandes conhecedores do Ubuntu!

Tenho um grupo de dados que são especialmente sensíveis [dados de
pacientes de uma pesquisa] e mais ainda eles tem uma variável que só eu
posso ter acesso pois diz que paciente recebeu ou não o tratamento
testado.

Preciso transportar estes dados por motivos da minha pesquisa. Escolhi
transportar em uma pendrive. Para dificultar o acesso a estes dados
formatei a pendrive com ext3 usando o gparted.

Porem o ideal seria encriptar esta pendrive.

Li que existe um programa chamado cryptsetup que faz isto mas estou
tendo muita dificulade de realizar esta tarefa alguem conhece um bom
passo-a-passo, How To ou tutorial  feito para novatos que ensine a fazer
isto?

Ja agradeco de antemao o apoio

--
[]s