muito obrigado, mas ainda não consegui nada

ln -s /home/silfar/dados/ g:
> e então usar g:/banco.fdb

não funcionou

o firebird também pode usar tcp/ip e nesse caso :
> localhost:/home/silfar/dados/banco.fdb

também não

eu devo estar fazendo alguma coisa de errado, pois tentei conectar tb de uma
maquina virtual windows aqui, nessa maquina virtual eu consigo conectar com
um outro servidor firebird numa maquina windows, mas não na maquina linux.

na tela de rgistro do banco no ibexpert tem :

server : local/remoto    ;  server name :
protocolo:            server version :
database file:
database aliais:

o resto é tranquilo,  vc poderia me dizer como fazer esta configuração. Veja
isso não é necessáriamnete no wine, seria para uma maquina windows acessar o
servidor  linux.

de novo obrigado pela atenção

--
Silfar Goulart