Fernando,

On Thursday 05 July 2007 21:06:39 Fernando Patzlaff wrote:
> Considerações.....
>
> Todos falaram que não tem diferença alguma... Mas vcs tem como provar que
> realmente não tem ganhos. Eu estou utilizando uma versão i386. Mas senti
> diferença quando sai da versão ia64. Não acredito terem criado um novo tipo
> de processador para não fazer diferença... so sorry!!!

Vamos desligar o achômetro, e pesquisar um pouco antes.

É ÓBVIO que existe diferença, mas QUE TIPO de diferença você espera perceber?
Desempenho? Aí, realmente, sinto decepcionar - é difícil notar.

A principal diferença é que o espaço de endereçamento de memória é muito maior
(não o dobro, mas muito maior - pesquise). Assim você pode usar dispositivos
maiores, fazer contas mais precisas com números com mais casas decimais (ou
fazer contas que você não podia fazer antes), etc.

Então aplicações naturais pra essa arquitetura são máquinas que têm HDs
enormes ( > 4TB), e memórias enormes (>4GB), e/ou faça trabalhos com
processamento maciço em ponto flutuante, como o Giovane exemplificou.

Se, como todos os outros falaram, você tem uma máquina para uso doméstico,
você provavelmente vai querer acessar recursos de multimídia, e estes
simplesmente não estão disponíveis na plenitude. A menos que isso seja uma
workstation, provavelmente não há ganho perceptível que mereça o trabalho de
ficar criando chroots pra rodar plugins e codecs.

Quanto à diferença que você sentiu no desempenho geral, eu realmente não sei
se há alguma. Mas você certamente é enviesado, e sua percepção pode ter sido
devida ao efeito placebo. Mas certamente há testes objetivos na web, bastando
quem tem tempo procurar.

abraços
FF

--
- Porque quebra a linha de leitura.
- Por que não é bom escrever o reply em cima do email?