No Linux voce não precisa dum anti-virus, mas de um bom firewall e
sistema de backup.

No Windows um virus é um programa oculta que além de danificar o
sistema (isso já tá fora de moda) ou liberar acessos externos também
pode se multiplicar pela rede e contextualmente não existe isso no
linux, um processo só roda porque alguém mandou executa-lo, ou seja,
alguém tem que puxar o gatilho.

Com um firewall voce impede que outras aplicaçoes invadam seu sistema
e na hipotese de voce ter conseguido executar um programa malicioso, o
firewall impedirá que informações saiam do seu computador sem o seu
conhecimento.

Mas não há como impedir que esse mesmo programa nocivo venha a apagar
arquivos nos quais voce como usuário tem permissão. Muito
provavelmente não terá exito em danificar o seu sistema, mas terá
exito em apagar seus arquivos em /home/usuario, daí a sugestão de um
bom programa de backup.

Nos primórdios do meu aprendizado em linux, eu estava querendo criar
um script que renomeasse todos os arquivos para minusculo e removesse
as acentuações, fiz um teste numa pasta e por meu proprio erro
consegui mover as pastas para dentro de si mesmas de forma quase
infinita, não perdí nenhuma informação por sorte, mas tive o trabalho
de mover os arquivos um-por-um na nésima subentrada de cada diretorio.
Eu lhe pergunto : tem antivirus melhor que um bom sistema de backup ?

Por isso minha recomendação : Antivirus só se for para capturar virus
windows que chegam no servidor de arquivos, email, etc... Mas sempre
tenha a mãos, um bom firewall e sistema de backup.