Se os Pentium tem HD voce pode instalar uma versão mínima de uma distro,
seja Debian, Ubuntu, etc, instalar apenas o x-window-system e utilizar o
sistema gráfico do servidor através do XDMCP.

Você digitaria o terminal apenas X -query 192.168.0.1 e pegaria uma
sessão gráfica do servidor.

Para instalar os computadores Pentium sugiro que tire os 16 HD's deles e
faça a instalação utilizando o hardware do servidor, isto será mais
rápido, se for colocar o Debian por exemplo (como sistema minimo + X)
não se esqueça de instalar o kernel 2.6-486, do contrário não vai bootar
nos pentium, e crie também um partição /boot no inicio do disco pois
algumas BIOS podem não entender uma particao maior X gigas.

[]'s
Guto