Sua placa de rede é reconhecida como eth0, eth1, eth2, wlan0 ou ath0?

Manda a saída do DMESG, coloca no paste do ubuntu-br.

Geralmente as atheros são ath0, bom enfim, sugiro que utilize o
wifi-radar (apt-get install wifi-radar) ou o pacote
(network-manager-gnome), para rodar o ultimo alt+f2
(/usr/bin/nm-applet), se bem que no feisty acho que ele já vem instalado
por padrão. Já tive problemas em aeroportos com o network-manager-gnome,
usando o wifi-radar ou o (swscanner) eu consegui pegar na boa.

Mas se nada der certo, nessa horas nada como utilizar o bom e velho
console.

para scannear as redes

--------------------
[EMAIL PROTECTED]:~# iwlist eth1 scan
--------------------

eth1      Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:16:B6:C7:49:38
                    ESSID:"rede carvalho"
                    Protocol:IEEE 802.11bg
                    Mode:Master
                    Channel:6
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 6 Mb/s; 9 Mb/s
                              11 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36
Mb/s
                              48 Mb/s; 54 Mb/s
                    Quality=79/100  Signal level=-55 dBm  Noise
level=-55 dBm
                    IE: WPA Version 1
                        Group Cipher : CCMP
                        Pairwise Ciphers (1) : CCMP
                        Authentication Suites (1) : PSK
                    Extra: Last beacon: 80ms ago

opa achei uma rede

--------------------
[EMAIL PROTECTED]:~# iwconfig eth1 mode managed essid "rede carvalho channel
6
--------------------

mode managed significa rede com gerenciamento um roteador ou ap
mode ad-hoc seria um rede sem fio ponto-a-ponto
essid é o nome da rede
channel é o canal da rede

agora vamos ver se ta configurado certinho

--------------------
[EMAIL PROTECTED]:~# iwconfig
--------------------

eth1      IEEE 802.11g  ESSID:"rede carvalho"
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point:
00:16:B6:C7:49:38
          Bit Rate:54 Mb/s   Tx-Power:15 dBm
          Retry limit:15   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Encryption key:0D62-B9D6-BFB4-XXXX-7F33-XXXX-FBF1-XXXX
Security mode:open
          Power Management:off
          Link Quality=90/100  Signal level=-34 dBm  Noise level=-43 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:1  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:1318   Missed beacon:0

--------------------
[EMAIL PROTECTED]:~# dhclient eth1
--------------------

Internet Systems Consortium DHCP Client V3.0.4
Copyright 2004-2006 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/sw/dhcp/

Listening on LPF/eth1/00:18:de:68:1f:14
Sending on   LPF/eth1/00:18:de:68:1f:14
Sending on   Socket/fallback
DHCPDISCOVER on eth1 to 255.255.255.255 port 67 interval 4
DHCPOFFER from 192.168.1.1
DHCPREQUEST on eth1 to 255.255.255.255 port 67
DHCPACK from 192.168.1.1
bound to 192.168.1.101 -- renewal in 33531 seconds.

e pronto, tá conectado!

Se estiver num aeroporto é só abrir o navegador, sacar o cartão de crédito, e
pensar se vale a pena navegar :)

[]'s
Guto