Amigos

Sou totalmente novato em linux, resolvi experimentar e realmente estou
gostando, na verdade abandonei o windows inclusive formatando o HD onde
ele estava (rsrsrsrs). Porém tem uma coisa que está me irritando
profundamente, que é a instalação de aplicativos no linux.
Não tem um só aplicativo que eu tente instalar "na unha", utilizando
geralmente o ./config que não reclame de falta de bibliotecas ou
dependencias. Quando instalo via Synaptic e/ou Add/Remove as coisas vão
direitinho.
Tenho ciencia que a instalação requer mais passos, mas não dá, não há um
modo de ver quais as dependncias e quais as que eu tenho para que possa
fazer essa instalação algo mais "indolor"? Alguem teria um how-to ou
tutorial para indicar?

Abraços

Andre