Caro Raphael, boa tarde.

Vamos lá cara.

Acredito que seu problema não seja um problema de drivers como mencionou o
Fabio uma vez que as impressoras funcionavam e estranhamente pararam.. quer
dizer: Estavam funcionando e pararam 'do nada'.

A fila à qual me referia não eh aquela que geralmente eh limpa via browser
em http://server:631 mas sim aquela que fica dentro do próprio /var.

Para fazer um teste, faça o seguinte:

1 - Pare o cups
2 - Vá até /var/spool/cups
3 - Dê um ls.. deverás ver que existe uma quantidade significativa de
arquivos.. esse é o spool de impressão do cups.
4 - Remova estes arquivos.. [ rm * ]
5 - Reinicie o cups..

Acredito que muito provavelmente as coisas voltem a funcionar..

Tenho essa situação aqui e criei um script que joguei pra dentro do
/etc/cron.daily e que, diariamente, faz esse processo todo para mim..

Teste e diga se funcionou ou não.. acredito que funcione.

Um abraço

Bohrer