Na realidade a maioria das fontes mais comuns do Windows têm uma equivalente
no Ubuntu. O problema é que quando migramos do Windows para o Ubuntu ainda
estamos muito acostumados às fontes do Windows...

Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Uma das primeiras coisas que
estranhei no Ubuntu foram as fontes, aí logo instalei esse pacote
msttcorefonts. Depois descobri essa alternativa de renderização que o Weslei
mencionou, que melhorou muito a aparência (menos no OpenOffice). Aí fui
abandonando as fontes do Windows, hoje tenho só uma 'dependência leve' por
algumas delas.

Continuando a série que o José Geraldo começou:
- alternativa para o Arial --> Free Sans
- Courier New --> Free Mono
- Times New Roman --> Free Serif

E como eu já pesquisei muito sobre o assunto, vou compartilhar.

Aqui é o tópico abençoado que mostra com melhorar a renderização no Ubuntu
(vale a pena assinar):

Nesse site tem uma boa lista de alternativas às fontes do Windows:
http://mondaybynoon.com/2007/04/02/linux-font-equivalents-to-popular-web-typefaces/

E alguns sites com fontes livres para baixar:
http://www.josbuivenga.demon.nl/index.html  (lindas fontes na minha opinião,
recomendo!!)
http://www.fonts500.com  (grande quantidade de fontes)
http://www.smashingmagazine.com/2006/10/11/17-more-free-quality-fonts/  (boa