Em Sáb, 2007-08-18 às 20:47 -0300, Artur Oliveira Gomes escreveu:

> Acho meio exagerado esse seu comentário de "nunca" .
> Quem usa slackware e precisa fazer braçalmente não faz?

Quem usa Slackware optou por ter um sistema em que é necessário "pôr a
mão na massa" com mais freqüência. Quem optou por Ubuntu deseja ter a
comodidade do sistema de gerenciamento de pacotes. Acredito que as duas
coisas são até compatíveis (eu mesmo compilo pacotes a rodo), mas para
isso é necessário que o usuário primeiro domine o básico do sistema em
um nível que lhe permita saber o que está fazendo para que não acabe
comprometendo a segurança ou a estabilidade do sistema.

Meu comentário foi, realmente, enfático demais, mas eu o dirigi
especificamente a usuários novatos. Acredito que eles deviam começar
aprendendo a usar o sistema "pronto" por algum tempo, até entenderem a
lógica do Linux. Pela minha experiência pessoal, tentar pôr a mão na
massa desde o começo traz muitas frustrações e faz perder muito tempo
desnecessariamente.

> Eu compilo quando eu quero fazer algo que não tá disponível no gerenciador
> de pacotes, como um amsn mais atual.

Eis uma das boas razões para compilar um pacote. Eu sempre compilei o
Abiword e o LyX!

As outras boas razões (que não mencionei) são:

* a versão do repositório está quebrada (splix)
* não existe versão no repositório (referencer)
* a versão do repositório é compilada de uma forma e você gostaria de
compilar de outra.

> Usei o Ubuntu Dapper por mais de 1 ano e quando saia os novos amsn(s) eu
> compilava tk, tcl na mão mesmo. O amsn depois também.
> O ultimo que saiu, instalei no feisty compilado também.
>
> Isso é uma opinião bem pessoal, mas as vezes prefiro compilar no braço
> mesmo, lógico que fazendo algumas verificações de segurança antes.

Eu sempre recomendo a quem gosta de compilar o uso do PACO, um programa
que ajuda a organizar e remover codigos fonte compilados. Uma vez mais,
acho que realemnte fui enfatico demais em minha resposta.

> Nº 1 - Sempre teste primeiro a versão disponibilizada pela distribuição.
>

> amsn 0.95 ainda estava disponível no repositório do dapper enquanto o
> 0.97tava disponível.

O LyX 1.5 já saiu. ;-)

> Nº 2 - A distribuição contém tantos pacotes que é muito pouco provável
>

> tcl, tk antigos não permitiam mudar  para versões novas a não ser
> compilando.

Não costumo usar nada em tcl/tk então ignoro isso.

> Nº 3 - A distribuição contém tantos pacotes que é muito fácil você achar

> discordo, quem tenta compilar alguma coisa tem ao mínimo ou conhecimento de
> programação ou seguiu informações do google para compilar algo. Demora muito
> mais tempo do que compilando? 5 minutos é mais tempo do que ficar algumas
> horas logado no msn? ou usando um kernel novo?

Depende do tamanho do programa e do uso que vai ter. Até hoje eu gastei
mais tempo compilando Abiword que usando e embora tenha usado bastante o
OpenOffice, já perdi dias inteiros (somandos as horas) em fúteis
tentativas de compilá-lo.

Mas o que quis dizer é que muitas vezes você tem todo o trabalho de
compilar um programa apenas para perceber que ele não é o que você
queria. Portanto, a primeira coisa a fazer é usar o programa (mesmo que
numa versão velha) e conhecer suas funcionalidades. Tendo a certeza de
que ele é o que você procura, aí talvez valha a pena compilar uma versão
nova (se ela contiver melhoras que valham a pena).

> Por incrível que pareça ele sabia o que tava acontecendo e soube identificar
> que  faltava compiladores. Melhor ainda, ele procurou ajuda. Para isso que
> nós, que já tivemos esse erro na tela e resolvemos, podemos ajudá-lo.

Eu entendi de forma diferente a pergunta dele. Mas mal-entendidos
acontecem. ;-) Paz. De qualquer forma eu expliquei as vantagens do
sistema de gerenciamento de pacotes (uma resposta que eu pensei em ser
útil não exatamente para ele, mas para os novatos que poderiam vir a ler
a mensagem) e em seguida dei o que ele queria: a solução.

Quanto ao tom, todo mundo tem um mau dia e eu acho que estou com
crédito, pois foi meu primeiro...

> Agora vamos às soluções:

> sudo apt-get install build-essential  # já diz o nome do pacote. o que é
> essencial.

Eu acrescentei os outros porque quando você instala simplesmente o
build-essential ele só te habilita a compilar programas em modo texto.
Minha linha de comando inclui suporte pacotes baseados em kde (que por
sua vez inclui pacotes qt puro como dependência) e em gtk (mas não
Gnome, aí eu falhei). Com essas dependências instaladas ele resolve 90%
dos problemas de compilação.

Desculpem o mau jeito, sábado definitivamente não é o meu melhor dia.
--
José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>