Salve!!!

Pessoal conecto a varias redes sem fio durante o dia, então criei arquivos
de configurações como seguem os exemplos abaixo, basta dar permissão de
execução a eles e partir para o abraço...

Para saber os dados da rede que vc quer, eu rodo o seguinte comando:

sudo iwlist ethX scanning   -> voce vai ter um resultado como esse abaixo:

Cell 01 - Address: 00:02:2D:66:FF:AB
                    ESSID:"xxxxxxxx"
                    Protocol:IEEE 802.11b
                    Mode:Master
                    Channel:1
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Quality=35/100  Signal level=-79 dBm
                    Extra: Last beacon: 248ms ago
          Cell 02 - Address: 00:19:5B:65:B8:02
                    ESSID:"xxxxxx"
                    Protocol:IEEE 802.11bg
                    Mode:Master
                    Channel:9
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 9 Mb/s; 11 Mb/s
                              6 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s
                              48 Mb/s; 54 Mb/s
                    Quality=93/100  Signal level=-34 dBm
                    Extra: Last beacon: 8ms ago
          Cell 03 - Address: 00:02:6F:3B:3A:C2
                    ESSID:"<hidden>"
                    Protocol:IEEE 802.11b
                    Mode:Master
                    Channel:1
                    Encryption key:on
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Quality=27/100  Signal level=-83 dBm
                    Extra: Last beacon: 228ms ago
Ai você pega os dados acima e preenche no arquivo abaixo...

#!/bin/sh
ifconfig eth0 down # baixa interface ethernet
ifconfig eth1 down # baixa interface wireless
iwconfig eth1 ap xx:xx:xx:xx:xx:xx # MAC Address do AP
iwconfig eth1 essid xxxx # SSID
iwconfig eth1 channel x # canal
iwconfig eth1 key s:XXXXX #criptografia
ifconfig eth1 up # ativa a interface
ifconfig eth1 10.10.xxx.xxx netmask 255.255.xxx.xxx  # IP e MASK
route add default eth1 # define rota padrão
route add default gw 10.10.xxx.xxx # adiciona gateway

Faz isso para cada rede que você precisa acessar ou em cada lugar que vc vai
vc cria um arquivo, apos isso com um simples comando você conecta nas redes
que você já tem o arquivo pronto..

No começo pode parecer "rustico" mas depois vc vai achar muito facil...

Aqui cada ponto de acesso eu dou um nome... wireless-home - wireless-work -
wireless-aeroportoLDA

Ai você executa ele como sudo ./wireless-home e parte para o abraço...

Abaixo segue um exemplo de arquivo quando a rede não for IP fixo e sim DHCP.

#!/bin/sh
ifconfig eth0 down
ifconfig eth1 down
iwconfig eth1 ap xx:xx:xx:xx:xx:xx
iwconfig eth1 essid xxxx
iwconfig eth1 channel 11
iwconfig eth1 key s:xxxx
iwconfig eth1 rate auto
ifconfig eth1 up
dhclient eth1

Também fiz varios arquivos para as redes cabeadas que eu conecto, se
quiserem posto aqui os modelos de arquivo também...

Qualquer duvida estou a disposição..

att.

Weslei Mendes
Linux User #197149