Olá João, respondendo suas perguntas:

o OS MAC é um FREE BSD?

Sim é um free bsd que rola por baixo, portanto você tem acesso ao seu código
fonte, nome dele é Darwin. Só um parênteses, o kernel dele gerencia muito
bem algumas coisas. Por exemplo a memória Ram-swap, no windows é complicado,
sempre tenho a sensação de que a memória "estoura" mais cedo. Algo que pra
mim é incrível é executar o Beryl com 512 de ram e 128 de video e com
KDE!!!. No vista..., bom já sabes como é né? O Mac já vem com alguns efeitos
3d no Aqua (interface gráfica de código fechado) e como costumo abrir
inúmeros aplicativos, percebi que o essa gerência é semelhante ao do Linux:
bem otimizada. Fiz um trabalho de faculdade sobre o Darwin, e que eu me
lembre, ele se baseou no kernel mach (já extinto) e no Free bsd. A certeza
que tenho é que muito mais o free bsd. Em resumo o kernel, até agora para
mim, só tem pontos positivos.

> uma pergunta?

O terminal tem algumas mudanças, mas não muitas, pelo menos no que eu uso.
Por exemplo a coloração das letras (que existe no linux), não ocorre no Mac
Os X, mas é possível habilita-lo. Não mexi muito nisso, mas sei que pode.
Alguns serviços é possível iniciar na mesma maneira que no linux. Uma coisa
que gosto muito (não é terminal, mas eu utilizo quase que somente por ele) é
o SSH, é possível habilita-lo no mac. Outra coisa, comandos como sudo,su,
kill,top só para citar são executados normalmente, além do ls,cd,cd.. e
etc..

Abraços
--
Juliano Timm Menezes