Tche eu instalei somente o php5 o apache2  e pronto e está funcionando. Os
pacotes que tenho são esses:

Apache:
 libapache2-mod-php5
apache2-utils
apache2.2-common
apache2-mpm-prefork

PHP:

php5-pgsql --esse é por que uso o postgres
php5-common
php5

Tentar dar o aptitude purge php5 e apache2. Assim vai remover também os
arquivos de configuração. Quando fiz a instalação, só mandei  instalar o
php5 e o apache2 e deu. O resto veio com as dependências. O único link que
criei foi do home para onde o apache começa a "ler".

Estranho isso, um amigo meu estava com um problema semelhante, e o cara tem
uns 8 anos de Linux, passa o dia instalando o apache e o php  e não
funcionava... Deu a loca no php e apache ;D.

Espero ajudar.

Abraços

--
Juliano Timm Menezes