Obrigado Wesley, mas isso não está adiantando muito no meu caso.

Por exemplo, entre os diversos problemas que tenho, quero tentar fazer
funcionar no ubuntu minha placa de tv:

Me parece que as configurações a procurar sejam estas:
01:0a.0 Multimedia video controller: Brooktree Corporation Bt878 Video
Capture (rev 11)
01:0a.1 Multimedia controller: Brooktree Corporation Bt878 Audio Capture
(rev 11)

O início de uma das resposta que encontrei mandava incluir algumas linhas no
arquivo */etc/modules**.*

No entanto, em nenhumas das discussões ninguém diz o que significa "sudo",
"terminal", "apt-get", etc... Sem falar que ao rodar a primeira linha
sugerida tenho como resposta: operation not permited...

Fica impossível para um leigo em ubuntu (mas nem tanto) e com bons
conhecimentos em informática fazer qualquer coisa, além de ser extremamente
decepcionante rodar tutoriais sem a mínima noção do que se está fazendo...
Me parece que os fóruns não sabem discutir com quem não conhece ou está
começando no linux. E por isso se costuma dizer: linux, muitos começam e
poucos continuam...

Se nem eu, que tenho alguma noção, consigo fazer funcionar, como posso
indicar para amigos ou mesmo instalar o ubuntu para os meus pais ou pessoas
mais velhas usarem, por exemplo? Enquanto com o Ruindows eles se viram, no
linux eles não sairiam do lugar... Se o linux não for pedagógico, não pode
ser includente.... Comentem.

Obrigado.