Em 17/09/07, Felipe Eduardo Silva Sampaio<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Estou desenvolvendo um projeto no meu curso de Engenharia Elétrica no
> CEFET-MA de uma IDE para o compilador SDCC(Small Device C Compiller). Vou
> usar a linguagem python e a biblioteca wxpython para o desenvolvimento.
> Gostaria de saber se na lista existem pessoas que trabalham com
> microcontroladores(PIC, 8051, Motorola 68HC8...), e se acham interessante o
> desenvolvimento de um aplicativo open source que sirva para escrever
> programas para os microcontrladores suportados por este compilador, e com
> tudo que se espera de uma IDE para este fim(editor de código, compilador,
> [...]

Grande! Felipe.

Há duas frentes, uma na IDE e outra no gravador para os micros. Isso
ainda é um GRANDE problema no mundo Linux.

Na IDE se espera:
* Editor de códigos com realce de sintaxe, no mínimo para C; ideal:
realce de sintaxe para C e para os ASM dos micros.
* Compilador, ligador e simulador integrados
* Gerenciador de projetos e targets (às vezes temos necessidade de
gerar código multiplataforma, ou pelo menos que seja gravado em vários
chips da mesma família). O projeto deve prever uma integração entre
código C e ASM
* Pre-processador e analisador de código
* Otimizador de código (em especial para C)
* Ajuda integrada com referência para o C e o ASM do micro sendo utilizado
* Gravador integrado
* Se possível depurção integrada (via serial e interrupção do micro) ou JTAG
* Se possível várias bibliotecas úteis, para LCD modo texto, LCD modo
gráfico, teclado decádido, alguns DACs e ADCs, I2C, SPI etc.

No Gravador:
Escolha do target e gravação on-board ou via gravador.

Isso é muito trabalho, mas dou a maior força ...

Em tempo: se possível dá uma otimizada no código gerado pelo SDCC,
pelo menos para algum micro específico. Para o 8051, por exemplo, ele
é muito guloso.

André Cavalcante
Manaus, AM.