Caro.

Quanto ao bloqueio do painel e do menu fico devendo, mas para desligar segue
abaixo:

Desligar sistema

    Bloqueio para sistema gráfico somente. Se precisar bloquear geral tem
outros itens a considerar. Outro detalhe é que não tem como bloquear por
tipo de usuário desta forma. Para bloquear por tipo de usuário, o ícone
permanece mas não funciona quando o usuário sem permissão clica
    1.1 Com Logout
        Acesse o menu "Sistema>>Administração>>Janela de Início de Sessão";
        Clique na aba "Local";
        Desmarque a caixa de seleção "Mostrar menu de ações".

        Esta opção desaparece com o ícone "Desligar" e "Reiniciar" que
aparecem quando se clica no ícone de Sair do painel e Sair do menu
principal. Também desaparece com as opções de sistema da tela de login do
GDM.
        Desta forma o usuário pode deslogar e logar normalmente.

    1.2 Sem Logout
        Acesse o menu "Ferramentas do Sistema>>Editor de Configurações";
        Marque a chave "/apps/panel/global/disable_log_out".

        Esta opção desaparece com o ícone de Sair do painel e com a opção de
Sair do menu principal. Desta forma os usuários não podem desligar nem
deslogar pelo sistema gráfico.

[]s
Allison Almeida.