É realmente uma pena. De fato, hei de concordar que muitas funções no linux
ainda não são amistosas para serem usadas por "seres humanos". Entretanto,
creio que, dentre as distribuições da família linux, o Ubuntu é a que ainda
melhor faz seu trabalho.

O grande problema, ainda assim, parece ser muitas vezes outro:

O driver de vídeo da nVidia é proprietário. Mesmo que bem feito em muitos
quesitos (se comparado a outros do gênero), sua estrutura proprietária faz
com que o driver nem sempre seja executado em perfeita harmonia com o
sistema. Isso é a razão para muitos problemas no Linux, assim como também é
uma fonte considerável de muitos problemas no Windows inclusive.

Na estrutura de um driver proprietário, um grande complexo de código já
compilado e protegido é ligado ao kernel através de uma interface
intermediária, em código aberto, que deverá se comunicar com o kernel,
usando para isso partes do código-fonte do kernel. Quando há atualização
deste, assim, haverá complicações na ligação, fazendo com que o driver deixe
de funcionar.

O que fazer, frente a tudo isso?

Esperar.

A cada dia que passa, empresas se conscientizam da vantagem para seus
negócios de ajudarem a comunidade na criação e desenvolvimento de drivers
livres, que podem ser integrados perfeitamente junto com o kernel (sem,
portanto, a "interface intermediária"). Recentemente, grandes com a AMD
(quanto à ATi) e MadWifi (driver para placas wireless Atheros) já optaram
por fazê-lo, o que é um grande passo. Cabe à nVidia, pois, criar consciência
do mesmo, por pressão ou não de seus usuários (que agora terão o argumento
ATi para utilizar).

Quando isso for feito, você nunca mais terá problemas de tal natureza.

Garantido.

-Antonio