voce pode instalar o pessulus, abra ele vá na opção painel e marque
"travar painel".

Depois de ajustar as configurações pode copiar os diretorios de
configuração do gnome para o /etc/skel por exemplo para que qualquer
usuário criado já tenha isto configurado, poder fazer pode, mas não é a
melhor opção.

dá para fazer também através do sabayon, que é um editor de perfil, mas
se não me engano a versão que está no feisty anda com alguns problemas
na hora de salvar o perfil, pegando a última versão do svn acho que já
tá resolvido.

de qualquer forma estes dois só facilitam algo que você poderia fazer na
mão através do gconf-editor

abra o gconf-editor, lá tem coisa interessantes para se especificar.

Vá na árvore
/
- desktop
- - lockdown