Caro.

Primeiro uma dúvida.

Verifique a sua necessidade, pois para utilizar o linux em modo texto, pode
ser melhor instalar a versão Server, que com certeza é bem mais leve.

Quanto ao /etc/inittab, ele não existe no Ubuntu desde o 6.10. Agora no
Ubuntu é usado o "upstart" no lugar do init do System V.

Abaixo segue uma dica para alterar o runlevel (apesar desta não ser a
maneira mais "ortodoxa" de iniciar em modo texto).

Após a dica seguem alguns links com informações detalhadas sobre o assunto.

"
Alterando o seu runlevel default

Para alterar o initdefault é necessário alterar o arquivo rc-default. Altere
o parâmetro do teleinit pelo runlevel que deseja inicializar.

Dica para quem fez upgrade para o Edgy --> não esqueça de remover o
/etc/inittab, caso contrário o script do rc-default irá respeitar o valor
definido na opção initdefault do inittab.
"

http://upstart.ubuntu.com/
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5748&pagina=1

[]s