Andava eu com um probleminha de menor tamanho a incomodar-me no uso do meu
laptop com Ubuntu Feisty: no console, parecia haver um chuvisco que
distorcia o texto - como se as linhas de texto se dividissem e parte delas
se alinhasse à esquerda, parte à direita, e outro tanto no meio …. Dá pra
ler, mas é chato usar o console assim.

Bem, mãos à obra: raciocínio pra cá, google pra lá, achei dois textos
(1<http://www.mgsoft.com.br/wp/2006/07/26/fonte-console/>e
2 <http://augustocampos.net/revista-do-linux/041/tutoria_framebuffer.html>)
que me forneceram material pra alguns testes. No entanto, entre um reboot e
outro, cheguei à conclusão de que nenhum funcionaria "cem por cento", já que
nenhum atendia à resolução nativa do meu monitor (1280X800).

Então parti para uma nova busca no google, desta vez tentando descobrir se
existia algum parâmetro adequado à resolução do notebook. Coloquei "1280X800
vga=" na caixa de busca e mandei ver.

Entre as respostas, esta
página<http://gentoo-wiki.com/Talk:HARDWARE_Lenovo_Thinkpad_T61>,
da wiki do Gentoo, que não é Ubuntu mas também é Linux, e que não fala de
equipamento HP também, mas que serviu. Lá pela metade da página, tem um
subtítulo onde diz "example: 1280×800:" e do parágrafo que segue extraí a
dica de editar o arquivo de configuração do lilo ou do grub (meu caso),
adicionando, na linha do kernel, o seguinte comando:

*video=vesafb:[EMAIL PROTECTED],mtrr:3,ywrap*

É necessário, ainda, excluir qualquer parâmetro vga=XXX que conste na mesma
linha.
 Espero que isso seja útil pra alguém.

Dirceu Luís Follmann
MSN: dlfollmann [at] gmail . com
http://daquidafronteira.wordpress.com
http://juristantum.wordpress.com

[...] Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra [...]