A função do root não é apenas proteger o sistema do usuário, mas também de
qualquer outra coisa, como vírus ou programas indesejados. Igualmente, o
root também serve para proteger funções essenciais do seu computador, como a
memória de programas mais sensíveis e dispositivos.

Em suma, é pela falta disso (além de outras coisas, claro) que o Windows é o
que é.

Usar o root como usuário comum é mais que loucura.

O tempo que você gasta digitando senhas é menos que o tempo que você poupará
depois, eventualmente tendo que reinstalar o sistema e sanando problemas que
poderão advir dessa prática.

-Antonio