Me enganei, é APIC. Teclando F6 e adicionando a opção noapic funciona. Pórem
gostaria de saber o motivo do erro. Vou transcrever a mensagem:

..MP-BIOS bug: 8254 timer not connected to IO-APIC
Kernel panic - not syncing: IO-ACIP + timer doesnt't work! Boot with
apic=debug and send a report. Then try booting with the 'noapic' option

tentei a opção apic=debug mas continuou mostrando a mensagem acima

vou transcrever a msg de erro:
[    33.567600