Resolvi o problema.

Para tal, adotei o seguinte procedimento:

wget
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/universe/o/openoffice.org/broffice.org_2.3.0-1ubuntu5_all.deb
sudo dpkg -i --force-all broffice.org_2.3.0-1ubuntu5_all.deb

Isso deverá instalar o pacote broffice.org ignorando quaisquer erros. Se
quiser continuar com o BrOffice, tudo funcionará sem problemas. Do
contrário:

sudo apt-get remove broffice.org

E o OpenOffice.org estará restaurado.

-Antonio