Pra monitorar a temperatura do processador, eu uso a dobradinha lm-sensors
 e sensors-applet (o qual é um applet pro painel do gnome que lê os valores
do lm-sensors). Também uso o monitor de graduação de frequência da cpu, e
o applet de brilho do monitor (que não funcionava no feisty, mas agora sim).

Em compensação, no meu HP (que também usa bios Phoenix) eu tive que
desativar o acpi porque, senão, o ubuntu trava no
boot (no feisty funcionava).

Talvez o cooler não esteja sendo acionado porque o linux exige menos da
máquina ... bom, testar o kit aí em cima ou não é contigo.