Exatamente.

Com a sua versão do ubuntu, e a informação da sua placa de vídeo, fica
mais fácil orientá-lo.

A solução que faria i awn funcionar mesmo sem o compiz é instalar o
xcompmgr, que é o gerenciador de composição padrão do xorg. Eu nunca
precisei porque a minha placa é nVidia e o driver suporta o AIGLS desde
o fiesty.

Se a sua placa for ATI, acho que, sem o xcompmgr você vai precisar usar
o XGL, que é uma opção bem mais instável e difícil de instalar.

Boa sorte!

Flávio.