Caro amigo, de cara voce tem que escolher um atalho de teclado que possa
executar a troca de configuraçao, talvez voce até algum programa parecido
para configurar atalhos do teclado  mas eu aconselho o xbindkeys que voce
pode instalar com o comando:

$ sudo apt-get install xbindkeys xbindkeys-config

depois de instalado voce configura as teclas na interface, para inicia-la
$ xbindkeys-config

ele é um daemon (um programinha que fica rodando o tempo todo) que fica
esperando voce acionar o conjunto de teclas configurados e executa um
comando no terminal, esse comando pode ser desde um programa, um comando
shell ou até um script.
Pois teu problema está quase resolvido, o negocio é que de cabeça eu nao sei
qual o aplicativo que altera a configuraçao do teclado e eu nao to em casa,
to usando windows aqui assim que chegar eu dou uma olhada nisso... se antes
disso alguem puder ajudar. Pode ser feito tambem um script pra alterar os
arquivos de configuraçao, é outra ideia. Até o fim do dia procuro ajudar
mais.