Infelizmente hoje nao poderei ajudar, mas isso o que esta acontecendo é
muito preocupante, nao consigo imaginar o que causaria todo esse uso de
cpu?? a sua instalaçao é limpa.. voce instalou algum outro pacote em sua
maquina, alguma alteraçao no kernel, se voce puder postar o resultado do
comando uname -a por aqui.. mas é só um palpite.. pra voce ter uma ideia
tenho uma maquina parecida com a tua só que com processador core duo, olha a
saida do meu top:

Tasks: 150 total,   2 running, 146 sleeping,   0 stopped,   2 zombi
Cpu(s):  6.6%us,  1.2%sy,  0.1%ni, 90.2%id,  1.7%wa,  0.1%hi,  0.1%si,
0.0%st
Mem:   1025920k total,   942136k used,    83784k free,    72196k buffers
Swap:   931760k total,       52k used,   931708k free,   285700k cached

  PID USER      PR  NI  VIRT  RES  SHR S %CPU %MEM    TIME+
COMMAND

 5615 root      15   0  462m 114m  10m S    4 11.5   4:00.84Xorg

 5967 telmotr   15   0 22160  15m 6180 S    2  1.5   0:20.58
compiz.real

 6144 telmotr   15   0 57628  43m 4800 S    2  4.4   1:23.61wish

    1 root      15   0  2952 1852  532 S    0  0.2   0:01.96init

    2 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00kthreadd

com o compiz habilitado, cheio de firulas no desktop minha cpu só fica 6 %.
Nao consigo pensar o que está acontecendo por ai.

Só pra nao dizer que nao chateei voces com minhas teorias hoje e usamos o
comando top, vou escrever algo sobre o uso de memória no linux (quem nao
quiser aprender nada pode fechar o email, se ao menos uma pessoa ler e
aprender um pouquinho já fiz a minha parte).

Como todos podem ver acima a saida do comando top mostra em tempo "real" o
uso da cpu e o uso de memória do sistema.. o meu micro tem 1 gb de memória e
o top esta dizendo que tudo esta usado.. será que tenho tanta coisa aberta
assim.. nao é estranho usar 1 gb de memoria e só 6% de cpu???

Vou transcrever um paragrafo do livro Descobrindo o Linux de Joao Eriberto
Mota Filho que vai explicar isso:

"O GNU/Linux sempre utiliza a maior quantidade de memória RAM possivel. Isso
porque todo o programa vai para a memória ao ser executado, tornando-se um
processo e, ao terminar a execuçao de tal processo, os dados carregados em
memória não são apagados imediatamente da mesma, lá permanecendo o maior
tempo possivel. O objetivo é agilizar o carregamento dos programas ... A
técnica de armazenamento de programas armazenados na RAM chama-se buffer
cache."
 Isso agora me tranquiliza, pois apesar da leitura do top ainda nao preciso
comprar mais memória.