Pessoal,

Estou com alguns problemas com acentuação em minha maquina. Eu tinha o
Feisty instalado, mas achei que era problema dele e reinstalei o gutsy para
ver se o problema era sanado, mas infelizmente ainda não, por isso estou
recorrendo a ajuda da lista.

Meu problema consiste no fato de eu estar vendo nos arquivos fontes de
determinada pagina html os acentos de forma correta, mas quando a mesma
renderiza no browser os acentos saem truncados (meus htmls tem a tag meta
com o charset setado para charset=iso-8859-1). Estou usando o eclipse para
programar e isso comecou a acontecer de uns dias para cá. Tentei sair do
eclipse e tentar fazer os arquivos no VI, copiei o conteudo do arquivo
anterior e colei no novo... ante de refazer a maquina, no lugar dos acentos
eram colocados caracteres estranhos, mas agora eu ate consigo ver as
cedilhas e acentos, mas quando o arquivo renderiza no servidor, esse mesmo
eh renderizado com caracteres estranhos...

Criando-se o arquivo via windows e rodando no mesmo server, tudo acontece da
forma normal...

Gostaria de saber se alguem poderia indicar algum programa em que eu
conseguisse visualizar em que codigo de página determinado arquivo está
criado.

Qualquer dica relevante a esse problema é super bem vinda, pois eu estou
meio perdido.

informação adicional:
ubuntu gutsy
locale: en_US.UTF-8 (eu uso o ubuntu em ingles sempre)
acentos e cedilhas funcionando bem nos arquivos locais

Grato pela atenção de todos,
Marcelo Magno